Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates

Fisioterapia UNIFIPMoc inclui o pilates nas atividades práticas como auxílio na qualidade de vida dos pacientes do NASPP

O Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (NASPP) passa a contar com mais um serviço de prática aos acadêmicos de Fisioterapia e de atendimento à comunidade que busca por melhor qualidade de vida. A partir do mês de agosto o pilates será incorporado às atividades do NASPP com um estúdio completo e sob tutoria da fisioterapeuta, professora Ana Luiza Caldeira: “a comunidade terá um oportunidade de um tratamento e reabilitação ao mesmo tempo que ajudará na sua recuperação”.

A prática do pilates traz incontáveis benefícios à saúde. De acordo com a Ana Luiza Caldeira, um deles é a melhora da qualidade de vida auxiliando no fortalecimento muscular, flexibilidade, melhora da postura, equilíbrio, fortalecimento da musculatura do abdômen, auxilia na respiração correta, dentre outros. O pilates é indicado para qualquer pessoa e de qualquer idade, pois é a única prática que não possui nenhuma contraindicação ao corpo humano.

“O fisioterapeuta tem que possuir a formação completa do método. Ele atua na visão de reabilitação, de acordo com a necessidade de cada paciente”, explica a professora. “A fisioterapia tem o objetivo de melhorar o condicionamento físico do paciente bem como a sua consciência corporal. O método pilates, na visão do profissional, é um recurso terapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios de promoção, prevenção e recuperação da saúde funcional”, conclui.

Os aparelhos do pilates são: reformer; adilac ou trapézio; chair ou cadeira; barril ou barrel. Cada um possui a sua maneira de se exercitar, dependendo das limitações de cada paciente. Eles possuem molas, no qual o peso das mesmas são classificadas de acordo com as graduações das cores.

Trata-se de um estúdio completo no que diz respeito ao pilates contemporâneo, que será o pilates mais utilizado na reabilitação dos pacientes do NASPP.