Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates

Conhecimento e Tecnologia são armas da UNIFIPMoc no combate a pandemia 

Neste momento em que todos se concentram no combate ao novo Coronavírus, ciência e tecnologia, aliados à solidariedade se tornou umas das principais armas contra a pandemia. Assim, o Centro Universitário FIPMoc, a UNIFIPMoc, segue firme em seu compromisso de fazer o conhecimento ir além. Os laboratórios de práticas do Centro de Práticas em Engenharia, Arquitetura e Gestão da UNIFIPMoc, o CEPEAGE, entram em ação e também estão a serviço da saúde.

No projeto, iniciado em parceria com o grupo Ser(tão) Solidário, uma iniciativa voluntária de profissionais no enfrentamento da COVID-19, nossos professores e laboratoristas passaram a utilizar os recursos do CEPEAGE, através do Laboratório de Impressão 3D, para produzir máscaras de acetato, utilizadas como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais da saúde. Já foram produzidas em torno de 12 mil máscaras da modelo face shield, que cobre totalmente o rosto. Destas, 10 mil foram distribuídas pelo grupo Ser(tão) Solidário.

Primeira remessa de EPIs distribuída pela instituição foi entregue ao Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes da UNIFIPMoc, o NASPP, que continuou com sua equipe profissional, mesmo após medidas de isolamento, em atendimento ao público para triagem e avaliação de sintomas gripais e da COVID-19.
Com o intuito de aumentar a produção, a instituição adquiriu mais um moderno equipamento: uma máquina de corte a laser, com uma área de operação 1,3 x 0,9 metros, que garantiu ainda mais agilidade ao processo da manipulação das folhas de acetato. E mais, com a parceira com das empresas Tecnomatriz e CHMI, através do processo injetável, houve também mais rapidez no processo de produção dos arcos que suportam o protetor facial.

Assim, a segunda remessa de máscara foi direcionada a dois dos mais importantes hospitais da região, a Santa Casa de Montes Claros e o Hospital Aroldo Tourinho, além de Unidade Saúde da Família, com a USF Centro e Equipe Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Tudo para combater o avanço do COVID-19, também no trato de pessoas em situação de rua. A expectativa é continuar a produção, para produzir um total de 20 mil máscaras.

E as ações não pararam por aí. Professores e acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da UNIFIPMoc estão desenvolvendo um equipamento que automatiza o uso do ambu, um dispositivo manual de respiração artificial para equipar hospitais de campanha de forma barata e ágil, na linha de frente no combate o COVID-19.